top of page

Ilhéus - pelos olhos de Jorge Amado

Ficamos em Ilhéus apenas 2 noites, então foquei no que a faz diferente das outras cidades praianas: o circuito Jorge Amado.

 

Em 2 noites em Ilhéus, visitamos:

- Bataclan

- Bar Vesúvio

- Catedral de São Sebastião

- Praia

- Casa de Jorge Amado

- Teatro Municipal

- Prefeitura

 

De Itacaré para Ilhéus fizemos em 1h30min, bem tranquilo.

Ficamos hospedados bem de frente para o mar, mas ao lado do aeroporto, kkk, era barulho de avião passando toda hora! A praia é bem bonita e na maré baixa fica com piscinas bem rasinhas por muitos metros. A água já é mais gelada que no nordeste, mas nada parecido com o gelo do Rio de Janeiro, rs.

No dia que chegamos foi mesmo para descansar, faxinar o carro e cuidar da Filó - que ainda lutava com gripe, febrinha e machucadinhos pelo corpo.


No dia seguinte eu fui fazer o circuito Jorge Amado enquanto o Nando preparava a Filó para ir ao médico. Sobre o médico, fomos no Hospital Público de Ilhéus, eles têm uma ala só de pediatria e fomos muito bem atendidos.


Como era domingo, estava tudo fechado (ao contrário da maioria das cidades onde segunda-feira é que os museus fecham). Mas, enfim, peguei um taxi ali da pousada (perto do aeroporto) até o Bataclan (uns 15min e uns R$ 25,00) e de lá fiz o percurso a pé.


O Bataclan hoje funciona como um Centro Cultural e duas vezes na semana há uma encenação mostrando como ele funcionava na época das prostitutas. Deve ser bem legal de assistir, sabendo que é ficção.


Entrando numa ruazinha à esquerda de quem olha para o Bataclan, você chega no famoso Bar Vesúvio onde tem uma estátua de Jorge Amado sentado. O Bar ainda hoje funciona como bar mesmo, mas é bem caro.


Bem em frente ao Bar Vesúvio há uma grande praça onde fica a Catedral de São Sebastião, linda e enorme! Nessa primeira foto aí embaixo dá pra ver como essas duas atrações turísticas são bem coladas.


Aí você tem a opção de andar em direção à Praia que fica bem na lateral da Catedral ou então você vira de costas para ela e vai reto numa ruazinha onde você vai encontrar a Casa de Jorge Amado, o Teatro Municipal e, no final, a Prefeitura (que é um prédio lindo).



A Casa de Jorge Amado hoje funciona como um museu e tem preços bem populares. Bem na frente há uma estátua dele em bronze muito bem feita.


O Teatro Municipal está prestes a ser reinaugurado após uma reforma interna e de fachada. Já a Prefeitura está em funcionamento normal, mas parece ter sido reformada há pouco e está bem bonita.


Esse percurso todo eu fiz em 40min, pois é tudo pertinho e estava tudo fechado. Se estivesse aberto, eu acho que levaria 2h.

Segui de lá para o Hospital para encontrar o Nando e a Filó. A febre tinha passado, mas a feridinha que ela tinha no joelho fez brotar uma bactéria e abriram mais 3 feridas (uma perto do olho e duas na barriga) A médica nos deu instruções para usar sabonete antibactericida, passar uma pomadinha nas feridas e proibiu que ela chupasse dedo. Confesso que foi duro não deixar minha pequena chupar dedo e foi um dia inteiro de choro, mas valeu a pena. Ela parou!!!


Dica de mãe: quando seu filho ficar impressionado com uma orientação médica, se for melhor para ele, se mantenha firme e não desautorize o médico.


Dica para veganos: Há uma baiana que vende um acarajé delicioso e vegano na Avenida Lomanto Junior (canteiro central). Só cuidado com a pimenta! Fora isso, achamos nessa avenida também um restaurante italiano (Pinocchio) com massas e pizzas veganas.


Com esses deveres de casa da médica, passamos o resto do dia no hotel e no dia seguinte seguimos viagem.







Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos

em breve

Procure por Tags
bottom of page