Itaúnas, ES
De Nova Viçosa, na Bahia, para Itaúnas, já no estado do Espírito Santo, levamos 2h30min, sendo esses últimos 30 minutos em estrada de terra.
Em 3 noites que passamos em Itaúnas, conhecemos:
- Praça e comércios do centro
- Rio
- Dunas
- Praia
- Praia Costa Dourada (Mucuri, BA)
Itaúnas é linda, toda em terra/areia, clima de interior onde todo mundo conhece todo mundo. Muito gostoso, ainda mais no final da viagem, onde já estávamos com saudade de um aconchego, rs.
Ficamos em uma pousada delícia chamada Vila Mundi (http://vilamundiitaunas.com.br).
Pertinho de tudo, toda bonitinha nos detalhes, com café da manhã incrível e até piscina! Os donos são uns fofos e estavam aguardando a chegada de seu primeiro filho. Claro que trocamos muitas dicas de filhos e etc, hahaha
Itaúnas é assim: todas as ruas de terra, tem a praça principal onde tem a igreja e um gramadão com uma árvore enorme caída. Em volta tem os bares e restaurantes. Nesse gramadão ocorre a feirinha de legumes uma vez na semana e é lá também que está uma das escolas primárias. Achamos diversas coisas interessantes, como uma geladeira desativada com livros para qualquer um pegar e/ou doar e também um ninho de corujas bem no meio da pracinha, fofo! Encontramos uma moqueca vegana muito boa em um dos restaurantes ali também. Nas ruas do entorno você encontra as pousadas, outros restaurantes, mercados, farmácias e etc. Nada muito grande. A cidade é banhada por um rio lindo e, atravessando a ponte, você chega no pé da duna que separa a cidade do mar.
As dunas são bem extensas e a praia também. Você estaciona o carro e vai andando pelas dunas até chegar em uma das barracas/restaurantes. Tudo muito amplo, veja nessa primeira foto abaixo como o mar está lá longe! Ah, você não é obrigado a consumir para passar pelas barracas e chegar na praia, mas com o calorzinho e o tanto que você terá andado será natural comprar uma água de coco!
Passamos dias relaxantes curtindo esse pedacinho do céu.
Em uma das noites pudemos curtir a festa junina da escola, uma graça. Teve fogueira, quadrilha das crianças, pescaria, tudinho. Filó se encantou.
Passamos um dos dias na Praia Costa Dourada, que na verdade é em Mucuri Bahia e o acesso se faz de carro por entre fazendas de eucaliptos. Dá mais ou menos 1h até lá e não tem sinalização, então tem que ir perguntando e procurando pistas grudadas em árvores no meio do caminho.
A aventura vale a pena, a praia é linda e tem uma falésia incrível que nos permitiu uma vista muito interessante do horizonte. Há alguns restaurantes à beira mar nas falésias e poucas casas pela região, que ainda está sendo loteada. Almoçamos por lá, descansamos em redes, foi ótimo.
Foi bem surpreendente nossa passagem por Itaúnas, lugar muito bonito, boa comida, pessoas incríveis e já bem no finalzinho de nossa viagem.
Ah, pra quem gosta de forró, fique de olho no calendário. Todo ano rola um festival de 10 dias de forró no mês de julho.
Próxima parada: Vila Velha, ES