Usina de Paulo Afonso, Bahia - Rota do Velho Chico (parte 2)
- por Fernanda Bertino
- 25 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Pronto, Paulo Afonso! Primeira cidade que nos deu vistas ao Velho Chico.
Cidadezinha simples, com uma única rua de comércio, um grande hipermercado, uma avenida principal onde tem as pousadas e hotéis, tudo bem amplo e muita área militar. O grande passeio oferecido lá é a visitação à Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, além de ter uma prainha banhada pelo rio.

Bem, chegamos na calma, achamos uma pousadinha com piscina pra entreter a Filó e nos preparamos para o passeio no dia seguinte.
Aqui a dica é negociar preços nas pousadas. Conseguimos um desconto de 20% com pagamento em dinheiro!
Para o passeio, você tem que ir com um guia, pois a Usina fica em área militar e é toda protegida. Minha dica é já no dia que chegar, ir até o NAT (núcleo de atendimento ao turista) e combinar o passeio. Esse NAT fica na Avenida principal da cidade, perto da loja Le Biscuit.
O passeio custa R$ 35,00 por pessoa, leva 2h e o guia vai no carro com você. Caso seu carro não tenha espaço (como o nosso não teve devido a cadeirinha da Filó, ao cofre e todas as caixas e malas, rs), você pode pagar mais R$ 20,00 que o guia vai no carro dele.
O passeio é bem legal, é realmente louco pensar em tudo que o homem faz, essas grandes construções, sabe?
A usina é imensa, a represa é de perder de vista, as comportas gigantescas.
E o visual do rio sendo transposto na vontade do homem realmente impressiona.
Você faz a visita em solo baiano, mas do outro lado dessa ponte aí da foto já é Alagoas.
O guia explica tudinho, tira dúvidas e foi bem atencioso com Filó, que queria se pendurar em todas as grades que encontrava.
Dica de mãe:
Segure seu filho, rs
Sério, as grades lá são de um formato que quase que convida seu filho a se pendurar em abismos loucos para ver o rio. Veja a foto embaixo. Mas não tivemos nenhum susto grande não, rs Como o passeio é todo quebrado entre momentos de carro e momentos a pé, sugiro você ir num horário que seu pimpolho esteja bem acordado e leve uns biscoitinhos e água para ele.

Filó curtiu bastante, adorou entrar no buraco da minhoca (nome que ela deu para o caminho que nos levou ao subsolo da Usina para ver o maquinário), adorou ver o rio lá de cima, o aquário, curtiu bem. Olhem as fotos do buraco da minhoca, rs:
Nós também achamos de uma grandiosidade imperdível, para quem passar ali pelas redondezas.
