Penedo - Rota do Velho Chico (parte 4)
- por Fernanda Bertino
- 28 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Em 3h, saindo de Piranhas, chegamos em Penedo, ainda no Estado de Alagoas.
Li em alguns blogs que Penedo é uma das cidades históricas mais lindas do Nordeste.
Bem, posso dizer que há um potencial, mas está meio em obras, meio abandonada e meio confusa.
Penedo é banhada pelo Rio São Francisco, garantindo uma bela vista - onde quer que você esteja na cidade - e bastante peixe para os restaurantes, mas não há 'praia' no Centro Histórico (como há em Piranhas).

Há muitas igrejas bem antigas e lindas, há prédios históricos e igualmente lindos, mas tudo precisando de restauração.
Andando pelas ruas, consegui perceber que já há alguns imóveis particulares em reforma e que a orla já também passou por reforma. No entanto, há muitas casas bem largadinhas e há muitos ônibus que fazem ponto final bem na orla, atrapalhando um pouco o possível clima de interior que a cidade teria.
Turisticamente falando, hoteis e restaurantes aqui são escassos. Tem uns restaurantes na parte alta a cidade (fora do percurso histórico). Comida vegana ou self-service, quase impossível.
Sofremos um pouco pra ajustar a comida, nos limitando a arroz, feijão fradinho, salada e batata frita. Pra mim e pra Filó acrescentávamos um tipo de carne. Na última janta encontramos uma pizzaria sem ovos na massa =)
Bem, mas tentamos aproveitar o que tínhamos: piscina ótima no hotel, visitação nas igrejas, passeio na orla e a feirinha de sábado.
Todo sábado o centro histórico fica lotado não só de turistas, mas também (e principalmente) de pessoas dos povoados do entorno para a feira que ocorre pela manhã. Nessa feira há de tudo: roupas, verduras, legumes, frutas, farinhas, feijões, carnes, sapatos, artigos de papelaria, etc.
É aquela confusão gostosa de gente por todo canto catando o que lhes interessam.

Reparei que muita gente vem de longe de ônibus ou de barquinhos para fazerem compras nessa feira. Saem carregados com "de tudo um pouco". Lá para as 13h a cidade já está vazia e calma novamente.
Para a Filó, o entretenimento foi mesmo a piscina do Hotel e o café da manhã, rsrsrs, ela comia até quase explodir!
Daqui, há passeios pelos Canions do São Francisco e também para as Dunas de Piaçabuçu, além também da ida a Praia da Peba.
Bem, ficamos mesmo descansando e não fizemos nada disso, rs
Os Canions nós já vimos em Canindé, o passeio das Dunas era caro (R$ 360,00 para nós três) e veremos dunas em outros lugares e a Praia da Peba é praia, já no litoral, devemos passar lá quando descermos (do Ceará para Rio de Janeiro).
No fim das contas, foi uma paradinha para descanso antes de chegar em Maceio, rs