Balneário de Mucugê e Cemitério Bizantino
- por Fernanda Bertino
- 7 de fev de 2016
- 1 min de leitura
Gente, hoje é dia de pegar leve!
Filó está tossindo muito, acho que é um misto de clima com água fria de cachoeira e um pouco de mofo da pousada, sei lá. Enfim, resolvemos ficar pela cidade mesmo, acordar tarde e não fazer nada muito cansativo.
Num dia como esse, Mucugê é perfeito, pois há atrações bem na cidade mesmo, como o Balneário e o Cemitério.
Primeiro fomos ao tal famoso cemitério bizantino - o único no Brasil. Chamam assim por conta da arquitetura toda branquinha imitando igrejas e dizem que foram europeus quem trouxeram essa tendência. Há quem fale que não tem nada de bizantino, enfim, vcs podem avaliar pelas fotinhos abaixo.

Importante dizer que o cemitério é aberto ao público geral e, embora seja ativo até hoje, não tem ninguém tomando conta. Não vi nada pichado ou maltratado, parece que o público respeita.
O túmulo mais antigo que achei foi de um senhor que faleceu em 1880.
Não há placas de "curiosidades", então você tem que ler mesmo todas as plaquinhas e ir descobrindo o túmulo mais antigo, o mais novo, rs Meio mórbido, não?
No fim das contas, o que eu achei mais interessante foi a sua beleza estética, encravado nas rochas, bem embaixo de um pedrão lindo. Filó curtiu mais os calangos e borboletas que tinham por ali, rs
Almoçamos na Dona Nena, comidinha a kilo maravilhosa, e seguimos para o Balneário, só pra esticar as pernas, mesmo (mas se quiser tomar banho pode, a água é limpinha).

